B.I.K.E

B.I.K.E_poster

Dois cineastas se infiltraram num clube underground de bicicleta – Jacob Sepitmus e Anthony Howard – e criam um corajoso, conceitual e dicotômico filme, tanto estilística quanto visualmenteB.I.K.E.

Este estranho documentário é como uma versão anti-consumista do filme “Velozes e Furiosos“. O filme é baseado na chamado gangue da bicicleta Black Label Bike Club (BLBC), que adere a um estilo de vida de anti-consumista enquanto se vestem e agem como os seus homólogos das gangues de motociclistas. Os caras da BLBC também realizam torneios medievais nos quais os pilotos se identificam com cavaleiros modernos. Anthony Howard, o co-diretor, se assemelha a um James Dean, numa versão mais arrogante, por falta de adjetivos.

Fire Bike 03


“B.I.K.E é um olhar sobre um movimento onde a identidade é importante para um coletivo de pessoas ferozmente independentes” (docoffilm)


No outono de 1971, dois anos após a Rebelião de Stonewall, algumas centenas de ciclistas andavam pela Quinta Avenida rumo à Prefeitura em NY, demonstrando para as instituições um grupo cicloativistas dedicado. Eles se chamavam “Bike para uma cidade melhor”. Um cartaz dizia: “O motor de combustão é antiquado, obsceno e responsável por mais mortes que a grande maldita guerra”.


Desde 2000,  segundo os cálculos de certas entidades, mais de cento e vinte ciclistas de Nova York foram assassinados, fulminados por automóveis e outros vinte mil foram feridos. E, também,  desde 2004, cerca de seiscentos ciclistas foram presos enquanto participavam de passeios de protesto político, o ‘massa crítica’. Durante a Convenção Nacional Republicana, ao serem presos, as bikes foram confiscadas como “provas”. ( The New Yorker)

B.I.K.E_howard_pavia

site oficial do filme: http://www.bike-films.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: